sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fim do IPI pode ter motivado produção maior em agosto, diz Anfavea

SÃO PAULO - A expectativa de uma corrida às concessionárias em setembro pode ter levado as montadoras instaladas no Brasil a acelerarem a produção de veículos durante o mês de agosto. A hipótese foi mencionada hoje pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, durante apresentação dos números do setor no mês passado.
A avaliação o dirigente se baseia no fato de que a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) - reduzida em dezembro de 2008 com o objetivo de incentivar o consumo de veículos - começará a ser recomposta ao patamar original a partir de 1º de outubro.
Diante disso, Schneider acredita que as montadoras podem ter intensificado a atividade nas fábricas, prevendo uma forte demanda dos consumidores. Agosto registrou o maior nível de produção do ano, com 294,4 mil unidades, volume 4,4% maior do que o apresentado em julho, porém 5,64% inferior ao de agosto do ano passado. As vendas internas, no entanto, ficaram em 258,1 mil unidades, 9,6% menos que em julho e 5,5% a mais do que há um ano.
Assim como fez no mês passado, Schneider aproveitou a oportunidade para "alertar" os consumidores para a importância de "não deixar para a última hora" a compra do seu automóvel, para fugirem da provável falta de alguns modelos.
A entidade manteve as projeções de produção e vendas para 2009, o que deve significar um fim de ano bem mais aquecido do que se viu em 2008, quando a crise financeira chegou ao mercado brasileiro.
Diante disso, para cumprir a meta de vender 3 milhões de veículos em 2009, as montadoras terão que comercializar 1,006 milhão de unidades nos quatro últimos meses do ano, o que representará um crescimento de 14,32% em relação ao mesmo intervalo de 2008.
(Murillo Camarotto Valor Online)

Por: Nathália Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário